<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6779334299592895871\x26blogName\x3dJornal+do+Fundinho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornaldofundinho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornaldofundinho.blogspot.com/\x26vt\x3d3150722830504422747', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







   





   

Portugueses indignados com cante alentejano Património Mundial: "Então e os Carreiras, pá?"

27 novembro, 2014

Revolta também chegou à América Latina.

A declaração do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, hoje decretada pela UNESCO, indignou a esmagadora maioria dos portugueses. A esmagadora maioria das mulheres portuguesas. A esmagadora maioria das quarentonas e cinquentonas portuguesas. E as pititas das filhas. «Então e o Tony, o Mickael e o David?», foi o grito comum de revolta que ecoou mal se soube da decisão.

Donas de casa desesperadas por Carreiras não serem Património [foto E. Calhau]

Albertina Antunes, presidente do Clube de Fãs de Todo e Qualquer Membro da Família Carreira Mesmo que Seja um dos Caniches, manifestou a sua desilusão, em exclusivo para o Jornal do Fundinho: «Isto é uma vergonha! Eu não tenho nada contra o cante alentejano, mas sinceramente, aquilo tem alguma graça? Nem uma piscadela de olho, nem um menear da anca, nem uma mão a roçar na genitália... Aposto que aquele júri nunca viu uma atuação dos Carreira, sabem lá eles o que é que merece ser Património da Humanidade». A revolta é tanto maior quanto, do que se conhece, não existe nenhuma canção alentejana sobre ter sido encornado por uma desgraçada que não merecia todo o amor que se sentia por ela, nenhum dueto de um mineiro de Aljustrel com Enrique Iglesias, nem nenhum vídeo de cantores alentejanos a contracenarem com Paulo Futre, Zezé Camarinha e o pai da Fanny.
Mas também no estrangeiro se fizeram sentir as ondas de choque, dado o esquecimento a que a UNESCO votou os membros do clã Carreira. Alejandro Carrillo, um compositor e cantor chileno, mostrou-se solidário com a família, em particular com Tony Carreira: «Esse cabrão rouba-me as canções todas, eu dava-lhe com o Património mas era no cu».

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Esqueça os lumbersexuais, a nova moda são os sócratessexuais

24 novembro, 2014

Outra tendência em crescimento são os joãogouveiasexuais.

A nova tendência dos lumbersexuais está em destaque há menos de uma semana e já uma outra surgiu para tomar o seu lugar. À camisa de flanela, cabelo despenteado e barba por fazer sucedem agora o fato completo, cabelo grisalho e suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal. É fácil cruzar-se com um sócratessexual – assim se designam os que seguem esta moda – no seu percurso diário entre a prisão do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e o Tribunal Central de Instrução Criminal, embora seja complicado chegar à fala com eles, porque nunca saem das viaturas descaracterizadas em que são transportados.

Sócratessexuais estão na moda [foto E. Calhau]

«Foi uma tendência que surgiu inicialmente na Covilhã, mas que cedo chegou a Lisboa e Alcochete e que, nos últimos tempos, tem também sido muito notada em Paris. E em alguns locais mais exóticos, como a Venezuela e o Largo do Rato, é já encarada como uma espécie de religião», explica, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, a autora do blogue A Detenção Mais Doce, Maria Silva. Ainda de acordo com a blogger, os sócratessexuais, apesar de se terem tornado verdadeiros trend setters, são muito difíceis de observar: «A maior parte das vezes, só se consegue vê-los através da janela de um carro a alta velocidade ou da fresta de uma persiana».
O súbito aparecimento de milhares de sócratessexuais levou, entretanto, ao surgimento de outra tendência. Preocupados com a possibilidade de estarem incluídos num fenómeno de massas, diversos hipsters-antes-metrossexuais-antes-lumbersexuais-antes-sócratessexuais estão a tornar-se joãogouveiasexuais. É já recorrente vê-los à porta dos tribunais, ora entrando ora saindo, respondendo sarcasticamente aos jornalistas e denotando dificuldade em entrar em viaturas claramente demasiado pequenas para o seu tamanho.

Etiquetas: ,

Arnaldo Midões | 0 comentário(s) |

Sócrates na prisão: ex-primeiro-ministro indignado por ter sido colocado na ala dos existencialistas

22 novembro, 2014

Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso e Sociedade Portuguesa de Filosofia juntas na luta.

José Sócrates voltou para os calabouços do Comando da PSP de Lisboa, após uma tarde e noite de interrogatório no Campus da Justiça. Ainda no Tribunal Central de Instrução Criminal, o antigo primeiro-ministro falou em exclusivo para o Jornal do Fundinho e manifestou a sua indignação pelas condições que lhe estão a ser dadas na prisão: «Uma vergonha! Meteram-me junto com os existencialistas, quando toda a gente sabe que sou um hedonista! Passei horas a ouvir um tipo aos gritos, a queixar-se que não podia escolher entre o arroz de miúdos e o robalo grelhado para o jantar, porque isso envolveria todos os detidos e ele não conseguia viver com esse peso... Foi muito desagradável».

Sócrates exasperado com existencialistas [foto E. Calhau]

De acordo com Sócrates, tudo poderia ter sido evitado se tivesse havido um pouco mais de respeito para consigo. «Podiam perfeitamente ter-me posto com os epicuristas... Olhamos para o mundo da mesma maneira, eles são só um bocado mais queques», afirmou.
A mistura aleatória de correntes filosóficas é, há muito, uma queixa dos detidos na prisão do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e, de uma forma geral, nas cadeias portuguesas. No Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz, por exemplo, são recorrentes os confrontos violentos entre marxistas e utilitaristas, enquanto que no Linhó os problemas surgem sobretudo entre racionalistas e empiristas. Já em Vale de Judeus, existem conflitos frequentes entre os que seguem e os que recusam Sócrates, tal como acontece, de resto, no Largo do Rato.

Etiquetas: ,

Arnaldo Midões | 0 comentário(s) |

Já há jihadistas portugueses suficientes para uma edição da “Casa dos Segredos VIP”

21 novembro, 2014

Se são fãs do programa, que Alá vos proteja.

Mickaël, Fábio ou Ângela são nomes que se tornaram conhecidos nos últimos tempos por serem portugueses que se juntaram à Jihad, mas existirão já pelo menos doze cidadãos nacionais, ou com essa origem, a combater na Síria e no Iraque. «Quando me disseram que precisavam de mim no Estado Islâmico, pensava que estavam a falar de fazer presenças numa discoteca em Vila Franca de Xira, não contava nada com isto», revelou, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, o mujahid lusodescendente Philippe Martins, acrescentando: «Quando ainda estava na Suíça, o meu maior desejo era fazer como a Fanny e ir para Portugal para poder entrar na “Casa dos Segredos” da TVI».

Versão jihad da "Casa dos Segredos" já em andamento [foto E. Calhau]

Mas o sonho de Fábio, cujos pais são originários da margem Sul e que agora responde pelo nome de Mahmud Al Mada, pode estar perto de se concretizar. Com doze radicais portugueses já identificados, a TVI está em condições de avançar com uma edição da “Casa dos Segredos VIP – Edição Jihad”, como foi confirmado pela própria estação em comunicado. No texto divulgado, o canal de Queluz avançou até com alguns dos segredos dos futuros concorrentes: ‘Sou um guerreiro antiamericano, mas adoro vestir-me como a Lady Gaga’, ‘O Corão é bué da grande, só li o resumo das Publicações Europa-América’ ou ‘A Jihad é a única solução, mas acho Maomé um bocado choninhas’.
Mahmud Al Mada é já visto como um dos potenciais finalistas do programa, uma vez que até os seus companheiros mujahidin o descrevem como «simples, humilde e sanguinário». Apesar de não querer tomar nada como garantido, ele próprio se mostrou confiante: «Acredito que não vou encontrar nada de muito diferente do que tenho feito nos últimos meses. Basicamente, a “Casa dos Segredos” não passa de terrorismo televisivo».

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Angela Merkel diz que Portugal tem sócios do Benfica a mais

20 novembro, 2014

Passos Coelho troca bolas com Merkel.

Angela Merkel tomou hoje posição sobre a polémica que envolve Benfica e Bayern de Munique quanto ao número de adeptos dos dois clubes. «Portugal tem sempre a mania das grandezas, pá. Eu já disse que têm licenciados a mais, e agora tenho de ser clara e dizer que também têm sócios do Benfica a mais», afirmou a chanceler alemã, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Markel com mensagem para os benfiquistas [foto E. Calhau]

Reagindo em concreto a um vídeo divulgado pelo clube da Luz, em que vários jogadores repetem a frase ‘Eu sou sócio do maior clube do mundo, e tu?’ enquanto seguram um papel em que a mesma surge escrita em alemão, Merkel divulgou também ela um vídeo, mas em que a mensagem, em português, é ‘Eu mando em Portugal, e tu?’. A governante rejeitou, no entanto, as acusações de parcialidade, garantindo que nem sequer é adepta do Bayern: «Na RDA éramos todos obrigados a torcer pelo Dynamo de Berlim... E além disso, eu era mais dada às modalidades. Cheguei a pertencer à equipa feminina de lançamento do disco do Lokomotive de Leipzig e mais tarde, quando os esteroides começaram a fazer efeito, à equipa masculina».
Parecendo querer evitar um incidente diplomático, também Pedro Passos Coelho interveio na polémica, através de um texto entretanto enviado às redações, onde tenta colocar um ponto final na questão. «Benfica e Bayern de Munique são dois dos maiores clubes do mundo e é isso que importa referir. Claro que um deles é muito maior e muito mais importante, e enquanto primeiro-ministro de Portugal, é também isso que me compete realçar com orgulho, por isso, Viva o Bayern!», refere Passos no comunicado.

Etiquetas:

Pinto da Cruz | 0 comentário(s) |

Modelo brasileira que conduziu Alfa Pendular também se filmou a liderar um piquete de greve no Metro

14 novembro, 2014

Halima Abboud era um nome do caraças para um bombista suicida. Just saying.

A atriz e modelo brasileira que colocou na Internet um vídeo em que surgia aos comandos de um Alfa Pendular entre Lisboa e Porto esteve ontem na estação do Metropolitano de Entre Campos a liderar um piquete de greve. «Eu vim mesmo para conduzir, mas quando cheguei pedi aos meus colegas maquinistas para explicaram para mim o trabalho deles e viemos aqui parar», explicou Halima Abboud, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho.
Apesar de se afirmar solidária com os motivos desta paralisação no Metro de Lisboa, Halima anunciou ter os seus próprios motivos pessoais para aderir, nomeadamente «exigir melhores condições de trabalho para mim, como telemóveis com câmaras mais evoluídas, para que os vídeos que eu meto no YouTube não tenham aquela areia irritante». Algumas outras reivindicações da atriz estão relacionadas com os planos de reforma, como explicou a própria: «É preciso perceber que ser maquinista é uma profissão de desgaste muito rápido. Eu, por exemplo, só estive na cabine do Alfa uns quinze minutos e fiquei super cansada... E o maquinista também...»

Halima esteve na luta [foto E. Calhau]

De acordo com Halima Abboud, a greve no Metro de Lisboa teve uma adesão de 100% por parte das atrizes brasileiras que conduzem comboios em Portugal. A empresa não comenta estes números, mas garante que fez cumprir os serviços mínimos, que passaram pela exibição do filme “Call Girl” nos ecrãs de vigilância das estações do Rato, Saldanha, Picoas e Restauradores.
Numa notícia relacionada, os criadores do site e aplicação ‘Hoje Há Greve?’ anunciaram o lançamento de um novo serviço, com o nome ‘Hoje Há Atrizes Brasileiras Tresloucadas A Conduzir Comboios?’. Esta manhã, o site apresentava a mensagem «Woohoo! Não há brasileiras malucas aos comandos de nenhum comboio, podemos ir trabalhar sem correr o risco de acabar com o cérebro espalhado nos carris! :D».

Etiquetas:

Eufémia Saraiva | 0 comentário(s) |

Vídeo mostra primeiro-ministro a conduzir Portugal sem ter qualificações para isso

11 novembro, 2014

Imagens de Passos Coelho em direção ao abismo são uma galhofa.

Primeiro, foi o vídeo de uma atriz e modelo que terá conduzido um Alfa Pendular, entre Lisboa e Porto, a 220 quilómetros/hora, mas agora foram também divulgadas imagens que mostram um primeiro-ministro a conduzir Portugal sem ter as mínimas qualificações ou competência para o fazer. Trata-se de um conjunto de vídeos, disponíveis no YouTube e nos sites dos canais de televisão nacionais, que mostram Pedro Passos Coelho em diversas situações ao longo dos últimos três anos e meio, com títulos como ‘Passos diz que 2012 será um ano de viragem económica para o País’, ‘Passos diz que 2013 será um ano de inversão na situação da atividade económica em Portugal’, ‘Passos diz que o País conhecerá em 2014 uma recuperação económica bastante importante’ ou ‘Passos diz que 2015 será um momento de viragem na recuperação do rendimento dos portugueses’.

Passos conduz País sob a supervisão de Cavaco [foto E. Calhau]

Instado a comentar, Cavaco Silva garantiu que iria proceder a um inquérito rigoroso para determinar a veracidade daquelas imagens. «Está bem, está bem, mas deixem-me primeiro acabar esta soneca que comecei em 2011... Bolas, acorda-se assim uma pessoa? Que horas são, caramba? Pronto, calem-se lá, vou dizer à Maria para me pôr o despertador para outubro do ano que vem», afirmou o Presidente da República, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
Entretanto, o vídeo da atriz Halima Abboud aos comandos do Alfa Pendular tornou-se muito mais viral do que qualquer um dos vídeos de Passos Coelho aos comandos de Portugal, o que, sabendo que a brasileira não provocou nenhum acidente e adivinhando o que vai acontecer ao País no final do mandato deste Governo, parece negar a teoria de que os portugueses gostam de ver desastres.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Gomes Ferreira disponível para a política, Sousa Tavares disponível para os forcados da Moita, Rui Santos disponível para o Eduardo Beauté Concept Lounge

06 novembro, 2014

No jornalismo é que ninguém quer ficar!

Depois de José Gomes Ferreira se ter manifestado disponível para integrar um projeto político independente, vários jornalistas seguiram o exemplo do seu colega da SIC e mostraram total disponibilidade para arranjar uma profissão a sério. O primeiro foi Miguel Sousa Tavares, que se declarou pronto para integrar o Grupo de Forcados Amadores da Moita, mas seguiram-se de imediato Rui Santos, que se disse motivado para começar a tratar dos caracóis dos clientes do Eduardo Beauté Concept Lounge, Camilo Lourenço, que se foi oferecer à Segurança Social para andar atrás dos ciganos que recebem Rendimento Social de Inserção, e Constança Cunha e Sá, que se mostrou pronta para trabalhar nas vindimas, desde que lhe paguem em géneros.

Jornalistas buscam reconversão profissional [foto E. Calhau]

«Tudo é melhor do que continuar a ser jornalista! Recebe-se pouco e hoje em dia já nem se conseguem as gajas que se conseguia nos anos 90, porque elas agora só se deitam com os tipos que as conseguem meter na “Casa dos Segredos”», afirmou Carlos Daniel, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, momentos depois de se ter ido oferecer para ser steward no Estádio da Luz. O Benfica, aliás, está a ser um dos empregadores mais procurados pelos jornalistas que buscam novos desafios, com a redação inteira de A Bola a manifestar-se disponível para trabalhar na BTV, porque não gostam de mudanças bruscas.
Entretanto, Ricardo Costa mandou um mail ao mano a dizer-se aberto à possibilidade de ocupar o seu lugar na Câmara Municipal de Lisboa. José Manuel Fernandes, por seu lado, mostrou-se disponível para o PSD e CDS, o que originou uma mensagem de resposta por parte dos partidos da coligação governativa: «JÁ SABEMOS, PORRA, PODES PARAR DE MANDAR SMS!»

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Bloco insiste na criminalização do piropo depois de António Costa dizer a Rui Tavares que o coligava todo

04 novembro, 2014

PS, PSD e CDS contra o projeto, beberam uma mini para celebrar.

Depois de não ter conseguido que o piropo fosse incluído no conjunto de práticas de assédio que a Assembleia da República criminalizou no final de setembro passado, o Bloco de Esquerda promete não deixar cair o assunto, agora que o documento vai ser trabalhado na especialidade. «Ainda recentemente vi o António Costa, no congresso do Livre, dizer ao Rui Tavares que era capaz de o coligar todo e que a base eleitoral dele era boa como o milho», justificou um chocado João Semedo, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Costa manda mais um piropo a Tavares [foto E. Calhau]

De acordo com o coordenador do Bloco, «não podemos permitir que o Costa abuse da sua posição de dominância para dizer o que quer ao Tavares... ou à Ana Drago... ou ao Daniel Oliveira... basicamente a todos menos a nós». Depois de limpar as lágrimas, Semedo garantiu que o seu partido não está a sofrer da conhecida síndrome da Gaja Boa Que Começa A Engordar E Que Chega Até A Ficar Um Pouco Sebosa: «Só porque já houve um tempo em que era a nós que os líderes do PS diziam coisas como ‘Só não tenho secretarias de Estado na língua porque tu não queres’ ou ‘O teu pai é pedreiro? É que tens um programa eleitoral que é obra!’, não é por isso que nós agora... Desculpem, não consigo continuar sem me emocionar...»
Apesar da insistência do Bloco de Esquerda, o piropo deve mesmo continuar sem criminalização, dado o desacordo do PS e dos partidos da maioria. PSD e CDS foram, de resto, muito claros, numa conferência de imprensa conjunta em que se ouviram frases como ‘És religiosa? É que tens umas sondagens que Valha-me Deus’ ou ‘Sobe aqui ao púlpito, que eu já estou com ele montado’.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

    Arquivo 2007: fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2008: janeiro | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2009: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2010: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2011: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2012: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2013: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2014: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2015: janeiro | fevereiro | março | abril


    2007-2013, Jornal do Fundinho. CC: Atribuição / Uso Não-Comercial / Vedada a Criação de Obras Derivadas.
    Diretor: Afonso Barata   Editor de Nacional: Castro Castanheira   Editor de Mundo: Pinto da Cruz   Editor de Economia: Eufémia Saraiva   Editor de Sociedade: Arnaldo Midões
    Editor de Artes+Media: Lucília Gralha   Editor de Desporto: Manuel Feijão   Editor de Fotografia: Eugénio Calhau   Cartoonista: Duarte Bexiga
    Canal do Fundinho: José Libório   Rádio do Fundinho: Odete Antunes