<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6779334299592895871\x26blogName\x3dJornal+do+Fundinho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornaldofundinho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornaldofundinho.blogspot.com/\x26vt\x3d3150722830504422747', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







   





   

Nova nota de cinco euros começa a circular na quinta-feira mas em Portugal vai ter um picotado para entregar logo metade ao Gaspar

29 abril, 2013

Nova nota dura mais tempo e pode ser usada como calço para mesas quando sairmos do euro.

Uma nova nota, com o valor de cinco euros, vai entrar em circulação em todos os países da zona euro, já na próxima quinta-feira, mas os espécimes distribuídos em Portugal serão diferentes dos outros. «As notas a serem introduzidas no mercado no nosso País estarão dotadas de uma linha picotada, sensivelmente ao meio, pela qual os cidadãos deverão destacar metade da nota e remetê-la de imediato ao Ministério das Finanças», revelou Vítor Gaspar, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Gaspar mostra entusiasmo com nova nota [foto E. Calhau]

Desta forma, o titular da pasta das Finanças conta resolver parte do ‘buraco’ criado pelas medidas inconstitucionais inscritas no Orçamento do Estado para este ano, embora não consiga ainda precisar qual o montante que será arrecadado pelo Estado com as novas notas. «Essa é uma conta que eu não posso ainda fazer, porque o Nuno Crato não se limitou a proibir as calculadoras nas escolas, interditou-as também no Conselho de Ministros. Portanto, só quando ele estiver distraído é que eu conseguirei responder a essa questão», explicou Gaspar, acrescentando: «Se quiserem muito saber, posso fazer esse cálculo no Excel, tenho aqui uma fórmula que... Bem, se calhar é melhor não...»
A segunda série da nota de cinco euros, concebida para ser mais duradoura e dotada de melhores medidas de segurança, apresenta no holograma e na marca de água a representação de uma figura feminina, denominada Europa. Desta forma, o Banco Central Europeu pretende dar seguimento a uma tradição de vários países de retratar figuras mortas.

Etiquetas:

Eufémia Saraiva | 0 comentário(s) |

Jesus radiante por defrontar Fenerbahçe porque os únicos nomes estrangeiros que ele consegue dizer bem são os dos jogadores turcos

23 abril, 2013

Treinador é catedrático da língua turca.

A poucos dias do jogo que oporá o Benfica ao Fenerbahçe, na primeira mão das meias-finais da Liga Europa, Jorge Jesus não perde nenhuma oportunidade para manifestar a sua alegria por ir defrentar a formação turca. Foi o próprio que o admitiu, em exclusivo para o Jornal do Fundinho: «Andam sempre a meterem-se comigo derivado a que eu digo mal os nomes dos clubes e dos jogadores estrangeiros que nós defrontemos, mas agora é que eu quero ver se alguém consegue dizer Semih Şentürk, Bekir Irtegün ou Serkan Kırıntılı sem se trocar todo».

Jesus pode dar lições de turco [foto E. Calhau]

Provocando surpresa por conseguir dizer os nomes dos futebolistas turcos de forma absolutamente correta, Jesus explicou como consegue: «É muito simples. O inglês, para mim, é turco. O francês é turco. O italiano é turco. O espanhol é turco. Ao nível do estrangeiro, as línguas todas serem turco». O técnico encarnado foi mesmo mais longe e admitiu que «até o português é, suponhamos, turco».

Etiquetas:

Manuel Feijão | 0 comentário(s) |

Suspeito do atentado de Boston começou a responder por escrito porque se sentiu inspirado pela troca de cartas entre Passos e Seguro

22 abril, 2013

Jovem também tem cartas para enviar.

O suspeito sobrevivente dos ataques de Boston, Djokhar Tsarnaev, começou a responder por escrito a perguntas de investigadores federais norte-americanos, e a primeira coisa que fez saber foi que se sentia inspirado pela recente troca de cartas entre Pedro Passos Coelho e António José Seguro. «Ele escreveu logo ‘Desculpem lá eu agora não conseguir falar, mas ouvi dizer que em Portugal está muito na moda até os líderes partidários escreverem em vez de conversar pessoalmente’. Ficámos todos muito contentes, sobretudo porque ainda não lhe tínhamos partido os dedinhos, como costumamos fazer quando queremos que alguém confesse alguma coisa», revelou, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, o agente do FBI John Breakyourjaw.

Tsarnaev mal pode esperar pela volta do correio [foto E. Calhau]

O mais novo dos dois irmãos suspeitos dos atentados à bomba na maratona de Boston mostrou assim ter conhecimento não só das cartas recentemente enviadas pelo líder do PSD ao líder do PS e pelo líder do PS ao líder do PSD, mas também das missivas remetidas anteriormente por Passos a Seguro, por Seguro a Passos, por Seguro à 'troika', pela 'troika' a Seguro, de novo por Seguro à 'troika', por Passos à 'troika' e por militantes socialistas a Seguro. «O rapaz está mais atento à realidade política portuguesa do que o Cavaco Silva», comentou o agente Breakyourjaw.
Tsarnaev terá uma lesão na garganta que o impede de falar, mas que parece não estar a afetar a sua vontade de comunicar. Além das trocas de mensagens por escrito com os investigadores, o jovem já pediu que lhe fosse fornecido papel de carta, uma caneta, um maço de envelopes selados, a morada de Barack Obama e alguns gramas de ricínio ou antraz.

Etiquetas:

Pinto da Cruz | 0 comentário(s) |

Mickael Carreira irritado com sexagenário que se fazia passar por ele porque agora já nenhuma adolescente se despe quando ele pede para ligarem a webcam

19 abril, 2013

Métodos para enganar mulheres multiplicam-se.

O cantor Mickael Carreira afirmou que considera imperdoável o comportamento do homem de 64 anos que se fazia passar por ele para convencer mulheres a posarem nuas e em posições eróticas para uma câmara web. «Estou muito irritado com esse senhor. Desde que isto se soube que não consegui que mais nenhuma pitita tirasse a roupa enquanto eu via pela Internet», explicou o artista, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Mickael com dificuldades inesperadas na Internet [foto E. Calhau]

De acordo com o filho mais velho de Tony Carreira, a situação levou as mulheres portuguesas a ficarem extremamente alertas em relação a um falso Mickael. «A coisa está de tal forma, que ontem tive de me fazer passar por aquele tipo do D’ZRT que tem a crista parva para conseguir ver alguma chicha», revelou.
O crime de usurpação de identidade praticado pelo sexagenário, residente em Penacova, é mais um desenvolvimento numa longa série de métodos inventados para levarem mulheres incautas a despirem-se ou revelarem pormenores da sua intimidade. São bastante conhecidos, por exemplo, os golpes das mamografias por satélite, das consultas ginecológicas por telefone ou dos discos de Tony Carreira.

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Remodelação do Governo avança mesmo mas vai ser decidida no “Big Brother VIP”

18 abril, 2013

Ministros vão todos entrar na casa e os mais votados serão eliminados do cargo.

Uma possível alteração do elenco governativo liderado por Passos Coelho continua a estar na ordem do dia, mas a forma como a mesma será feita não deixa de constituir uma surpresa. Para agradar ao parceiro de coligação mas não colocar nas mãos de Paulo Portas os nomes a serem substituídos, o primeiro-ministro decidiu deixar essa decisão para alguém mais confiável: os mesmos portugueses que elegeram como ídolos o Zé Maria, o Marco, o Telmo, a Elsa, a Tatiana e aquele brasileiro que escamava o besugo.

Passos e Teresa preparam remodelação [foto E. Calhau]

«Todos os ministros vão entrar na nova edição do “Big Brother”, já combinei tudo com a Teresa Guilherme», confirmou Passos, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, revelando ainda que «todas as semanas há uma votação, quem tiver mais votos é substituído e na primeira semana sai o Álvaro». O funcionamento do programa será, no entanto, em tudo semelhante ao que já estava previsto: os ministros vão estar separados em dois grupos, uns vivendo com todo o conforto e os outros tendo de enfrentar grandes dificuldades para assegurar o mais básico, porque estão sujeitos às regras do despacho de Vítor Gaspar sobre gastos.
Os demais contornos do “Big Brother VIP” com o Governo de Portugal continuam, para já, por revelar. O maior segredo é mesmo quem desempenhará o papel de ‘Grande Irmão’, sabendo-se apenas que é alguém que insiste em ser tratado por Dr. e cuja primeira ordem para a casa será obrigar Nuno Crato a lamber mil diplomas universitários.

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Passos Coelho quer Constitucional só com juízes formados na Lusófona

08 abril, 2013

Governabilidade do País pode estar em causa.

Depois de ter criticado os juízes do Tribunal Constitucional pelo ‘chumbo’ de quatro medidas do Orçamento do Estado para este ano, Pedro Passos Coelho revelou que pretende propor uma completa renovação dos critérios de eleição para aquele cargo. «Algo tem de ser feito para que sejam criadas condições para a mudança nos mais variados setores», começou por dizer o primeiro-ministro, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, concretizando depois que «o Tribunal Constitucional não pode ser uma força de bloqueio, deve ser constituído por pessoas que sejam mais de fazer do que de falar, pessoas que norteiem a sua vida pela simplicidade da procura do conhecimento permanente, pessoas que tenham sido formadas na Universidade Lusófona».

Passos quer mudança no Tribunal Constitucional [foto E. Calhau]

Para o líder do Governo, Portugal tornar-se-á ingovernável se o respeito pela lei máxima continuar a ser vigiado por «pessoas que tiveram mesmo de ir às aulas e fazer exames para acabar os cursos». Passos Coelho não quis, no entanto, adiantar se a demissão de Miguel Relvas estaria de alguma forma relacionada com esta situação: «O Miguel saiu do Governo há apenas três dias. Penso que devemos dar-lhe pelo menos uma semana para decidir o que quer fazer e, se for essa a sua intenção, outra semana para concluir um doutoramento em Direito Constitucional».

Etiquetas:

Castro Castanheira | 1 comentário(s) |

Gaspar desvaloriza ‘chumbo’ do Constitucional porque vai pagar ao FMI com os cheques que Sócrates deixou em quinta no Ribatejo

05 abril, 2013

Destino da totalidade dos cheques vai ser estudada.

Vítor Gaspar já informou o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE) de que não existirá qualquer problema provocado pela decisão do Tribunal Constitucional de ‘chumbar’ quatro normas do Orçamento do Estado para 2013. Tudo porque o ministro das Finanças encontrou uma forma de pagar de imediato os mais de 100 mil milhões de euros que aquelas entidades emprestaram a Portugal: vai utilizar os cheques que José Sócrates deixou esquecidos numa quinta no Ribatejo e que foram agora encontrados. «Não chegam a 300 cheques do Sócrates, pelo que já estive a fazer as contas e dá cerca de 450 mil euros em cada um. Já avisei os senhores do FMI para trazerem um envelope grande quando vierem fazer a próxima avaliação», confirmou Gaspar, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Gaspar já tem os cheques de Sócrates [foto E. Calhau]

Por decidir está ainda a utilização a dar aos mais de mil cheques restantes, em nome da falecida irmã e do tio de Sócrates, bem como de três empresas da família. Pelo menos um deles deverá ser utilizado para pagar a indemnização pedida pelo ex-espião Silva Carvalho, enquanto outro poderá servir para liquidar as propinas da cadeira que ficou a faltar para Miguel Relvas concluir a licenciatura, mas os remanescentes têm destino incerto. Para determinar o que fazer, Vítor Gaspar nomeou entretanto uma comissão especializada, que entrará em funções já na próxima semana. O ministro enviou depois uma carta ao FMI, CE e BCE a avisar que Portugal vai precisar de pedir um novo empréstimo, só para pagar aos peritos que constituem este grupo.

Etiquetas: ,

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Passos volta a recusar pressão sobre juízes mas diz esperar que a tabuada seja declarada inconstitucional

01 abril, 2013

OE está no Constitucional há três meses, ou seja, cerca de 85... 90... 67... muitos dias, vá.

Pedro Passos Coelho voltou hoje a recusar que seja sua intenção pressionar os juízes do Tribunal Constitucional quanto às decisões sobre o Orçamento do Estado (OE) para este ano, embora tenha confessado, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, as suas próprias expectativas: «Não me pronunciarei sobre os cortes nos subsídios de férias ou nas pensões, mas posso avançar que gostava de ver a tabuada declarada inconstitucional. Isso poderia não resolver nenhum problema do País, mas resolvia os meus e os do Gaspar».

Passos quer 'chumbo' da tabuada no Constitucional [foto E. Calhau]

Apesar desta revelação, o primeiro-ministro negou que a demissão do Governo seja uma possibilidade caso aquele seu desejo não seja cumprido. «Ó meus amigos, há dois anos que a coisa que eu mais quero é que o Vítor Gaspar e o Carlos Moedas acertem numa previsão, umazinha!... E não foi por ele não me fazer a vontade que eu desisti, pois não?», questionou Passos, acrescentando: «Nem foi por isso que o troquei pela Maya, pois não? Bem, neste caso, foi porque ela não aceitou o meu convite...»
A proposta de OE para 2013 está a ser analisada pelo Tribunal Constitucional há cerca de três meses, mas é improvável que seja qualquer dificuldade com a tabuada que esteja a atrasar a decisão. Pelo menos, foi essa a garantia dada pelo juiz-presidente, o Menino Tonecas.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

    Arquivo 2007: fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2008: janeiro | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2009: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2010: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2011: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2012: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2013: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2014: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2015: janeiro | fevereiro | março | abril


    2007-2013, Jornal do Fundinho. CC: Atribuição / Uso Não-Comercial / Vedada a Criação de Obras Derivadas.
    Diretor: Afonso Barata   Editor de Nacional: Castro Castanheira   Editor de Mundo: Pinto da Cruz   Editor de Economia: Eufémia Saraiva   Editor de Sociedade: Arnaldo Midões
    Editor de Artes+Media: Lucília Gralha   Editor de Desporto: Manuel Feijão   Editor de Fotografia: Eugénio Calhau   Cartoonista: Duarte Bexiga
    Canal do Fundinho: José Libório   Rádio do Fundinho: Odete Antunes