<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6779334299592895871\x26blogName\x3dJornal+do+Fundinho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornaldofundinho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornaldofundinho.blogspot.com/\x26vt\x3d3150722830504422747', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







   





   

Benfica aposta forte nos Jogos Olímpicos

31 julho, 2007

Judoca Telma Monteiro assinou pelos 'encarnados', mas haverá mais benfiquistas em Pequim 2008.

Telma Monteiro, bicampeã europeia de judo na categoria de -52 kg, vai passar a representar o Benfica, no âmbito de um protocolo entre o emblema da Luz e o Construções Norte/Sul, anterior clube da atleta.
Os 'encarnados', que já contavam com dois atletas olímpicos (Vanessa Fernandes no triatlo e Nélson Évora no triplo salto), dobram agora este número, pois a Telma junta-se Petit, que, foi hoje anunciado, irá competir nas modalidades de luta livre e boxe.
Luís Filipe Vieira revelou também que o trinco da equipa de futebol irá ainda, ao abrigo do acordo com o Construções Norte/Sul, ser cedido duas vezes por semana para efectuar demolições de edifícios. «Tenho a certeza de que o Petit fará buracos ainda maiores do que o buraco em que eu meti o Sport Lisboa e Benfica ao dar-me com o Berardo», declarou o presidente encarnado, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.

Etiquetas:

Manuel Feijão | 0 comentário(s) |

Portugal é o primeiro país com um tribunal no Second Life

27 julho, 2007

Um centro de mediação e arbitragem no mundo virtual do Second Life foi lançado pelo Ministério da Justiça.

Um tribunal onde poderão ser resolvidos conflitos resultantes de relações de consumo ou de contratos é a última novidade do Second Life. Este centro de resolução de litígios é iniciativa do próprio Ministério da Justiça, o que faz de Portugal o primeiro Estado a disponibilizar um meio desta natureza naquela rede social da Internet.
Aos casos apresentados a este tribunal virtual será aplicada a lei portuguesa e, «para tornar a experiência mais real, também os procedimentos habituais nos tribunais nacionais», revelou o secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, em exclusivo para o Jornal do Fundinho. Esta situação levou já a que, apesar de o e-Justice Centre só ter entrado em funcionamento hoje, haja casos já com 4 anos de atraso.
Para resolver este problema, foi criado um avatar do juiz Rui Teixeira, o 'justiceiro da Casa Pia', que tratará de resolver todos os casos atrasados recorrendo aos super-poderes da sua t-shirt dos Pink Floyd.

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Crianças pagas para aplaudir Sócrates foram estratégia do Governo

24 julho, 2007

Aposta no futuro justifica crianças contratadas para cerimónia com primeiro-ministro e ministra da Educação.

A contratação de crianças para estarem presentes na cerimónia de apresentação do Plano Tecnológico, hoje denunciada pela comunicação social, foi defendida pelo primeiro-ministro.
José Sócrates considerou, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, que «esta foi mais uma medida inovadora deste Governo, pois sem uma aposta clara no empreendedorismo não vamos a lado nenhum, e esta iniciativa serviu precisamente para promover o espírito empreendedor nestes petizes: é que é de pequenino que se torce o pepino». Referiu ainda que o programa Novas Oportunidades se abre, com esta acção, «a uma nova fase, denominada Oportunidades Tão Novas Que Ainda Andam De Cueiros».
O líder do Executivo socialista comentou também o valor de 30 Euros pago a cada criança: «É uma muito boa forma de as preparar para o futuro, pois quando tiverem idade legal para exercer uma profissão, e graças à nossa governação de grande cariz reformista e reformador, o salário mínimo em Portugal não deve chegar a metade daquele valor. É para se irem habituando...»
Finalmente, Sócrates lembrou que não é o primeiro membro de um Governo a pagar serviços a crianças: «Toda a gente sabe que o Paulo Portas o fazia quando foi ministro. E consta que o próprio Mário Soares, quando metia o socialismo na gaveta, aproveitava para tirar de lá uns chupa-chupas e uns rebuçados para dar a uns sobrinhos que tinha na Casa Pia...»

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Analfabetismo não atinge pessoas que não sabem ler

23 julho, 2007

Estudo prova que indivíduos incapazes de reconhecer ou juntar letras nem por isso sofrem de analfabetismo.

Nenhum dos analfabetos portugueses inquiridos no âmbito de um trabalho levado a cabo pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE respondeu negativamente à questão «Você sabe ler?», o que aponta para uma taxa de 0% de pessoas que não sabem ler entre a população analfabeta nacional.
Os especialistas garantem que estes resultados não estão relacionados com o facto de nenhum dos indivíduos ter sido capaz de ler a resposta, por serem todos analfabetos. «Entrevistámos pessoas que não conseguem realizar aquilo que, em termos técnicos, e correndo o risco de ser demasiado hermético, se designa como, digamos, ler. Mas quem é que garante que eles não eram capazes de juntar três palavras?», questionou, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, o investigador Carlos Sopa de Letras.
O mesmo estudo apresenta ainda duas outras conclusões surpreendentes: os resultados atrás descritos foram exactamente iguais para as perguntas «Você sabe ler Russo?» e «Você é um especialista em Física Quântica?»
Estas são, assim, óptimas notícias para os cerca de um milhão de portugueses analfabetos, que vão finalmente poder ler os livros de Lobo Antunes, Cardoso Pires, Dostoiévski e Tolstói, ou até viajar no tempo.

Etiquetas:

Arnaldo Midões | 0 comentário(s) |

Sócrates recusa lições sobre democracia

20 julho, 2007

Debate do estado da Nação marcado por troca de acusações entre primeiro-ministro e partidos da oposição.

José Sócrates esteve hoje debaixo de fogo no Parlamento. Durante o debate sobre o estado da Nação, o primeiro-ministro foi acusado por toda a oposição de ser o responsável pela atmosfera de falta de liberdade que se viverá no país.
Em resposta, Sócrates disse que recusava receber lições de democracia de qualquer bancada. Mais tarde, em declarações exclusivas para o Jornal do Fundinho, explicou: «Era o que falta quererem dar-me lições de democracia! Se nem para ser engenheiro eu precisei de lições!...»
O debate ficou ainda marcado pelo momento em que Paulo Portas apelidou o primeiro-ministro de «picareta arrogante», no que não ficou sem resposta do visado. «Não seja criança, senhor deputado. Seja adulto. E já agora, o senhor é feio e tem borbulhas!», replicou Sócrates. A sessão não acabou sem o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, classificar como «parvo e tótó» o líder do CDS-PP, no que foi secundado pelo bloquista Francisco Louçã, que lhe chamou «menino copo-de-leite», surgindo depois o vice-presidente da bancada popular, Mota Soares, a dizer que «o Paulo sempre deu grandes coças no Miguel quando eram miúdos, por isso o teu amiguinho é que é copo-de-leite!» O social-democrata Marques Mendes usou então da palavra para dizer aos deputados que estes «precisam de crescer», o que motivou uma gargalhada de todos os grupos parlamentares, sobretudo do seu.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Benfica vai ter de mudar equipamento alternativo

17 julho, 2007

UEFA impediu clube da luz de usar modelo rosa dado a conhecer.

O Benfica foi impedido pela UEFA de utilizar o equipamento alternativo que tinha previsto para a época de 2007/2008. O modelo, recentemente apresentado, chocou pela adopção da cor rosa mas revelou-se, ao mesmo tempo, um grande sucesso de vendas.
No entanto, e após uma reunião de urgência, a entidade que regula todo o futebol europeu resolveu fazer um esclarecimento ao capítulo das Leis do Jogo que definia as regras para os equipamentos e que era omissa quanto ao uso de camisas de noite. Como estas foram proibidas, o Benfica terá agora de encontrar com o seu fornecedor, a Adidas, uma nova solução para equipamento secundário.

Benfica já tinha apresentado equipamento [foto E. Calhau]

Quem já desvalorizou esta notícia foi o capitão benfiquista, Simão Sabrosa. Em exclusivo para o Jornal do Fundinho, Simão afirmou que lhe é indiferente o tipo de camisola que o Benfica usará na nova época: «Não quero saber, não estou a contar vestir nenhuma. A única forma de me impedirem de me pirar daqui é se optarem por uma camisa de forças!»

Etiquetas:

Manuel Feijão | 0 comentário(s) |

Correia de Campos diz que culpa foi da paciente

16 julho, 2007

Caso de idosa chamada para operação depois de morta é exemplo do bom funcionamento do sistema de Saúde, afirma Ministro.

O Ministro da Saúde, António Correia de Campos, rejeitou hoje que tenha havido falta de cuidado do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio no caso da paciente que foi chamada para marcar uma cirurgia às cataratas, dois anos após a sua morte.
Correia de Campos lembrou que esta foi a segunda tentativa de contacto por parte do Centro e que os serviços só insistiram por não terem obtido resposta à primeira. «Temos lá culpa que a senhora estivesse morta! Pelo menos podia ter avisado que estava a pensar morrer. Foi uma falta de consideração», afirmou, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
O Ministro fez ainda questão de reforçar que este é mais um exemplo da aposta que o seu Ministério tem vindo a fazer na prestação de melhores cuidados de Saúde aos cidadãos: «Se formos a ver bem, esta convocatória para uma operação às cataratas tem toda a lógica: a velhota não morreu assim há tanto tempo, é bem provável que ainda tenha olhos...»

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Candidatos a Lisboa multiplicam-se em gaffes com siglas

10 julho, 2007

Debate a 12 na RTP ficou marcado por enganos com as denominações de empresas camarárias dos candidatos dos dois maiores partidos.

Depois de, há duas semanas, Fernando Negrão ter confundido EPUL com IPPAR e com EPAL, foi agora a vez do cabeça-de-lista do PS às eleições para a Câmara Municipal de Lisboa 'tropeçar' nas siglas de diversas empresas municipais.
O episódio ocorreu durante o único debate televisivo com todos os candidatos, realizado ontem na RTP: após todos terem concordado com a necessidade de extinguir algumas empresas da autarquia, e quando a discussão se centrou na questão do desemprego entre os lisboetas, António Costa afirmou que pretendia criar uma nova empresa para combater esse problema, a TACHO. Foi nessa altura que Negrão, candidato do PSD, referiu que essa entidade iria fazer o mesmo que outra empresa criada por um executivo socialista, a BOY, obrigando Costa a emendar a afirmação anterior, dizendo que criaria, isso sim, a FAVOR.
Mas o episódio não morreu aqui, pois Helena Roseta chamou a atenção para o facto de terem sido os partidos daqueles candidatos a criarem a CUNHA, o que ambos negaram, antes de reconhecerem que, afinal, isso era verdade, estavam era a confundi-la com outra empresa, a COMPADRIO, aprovada por todos os partidos.
No final do debate, e em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, António Costa reconheceu ter, à semelhança do seu mais directo adversário, problemas com a memorização de siglas: «Sinto muito falta nesta campanha do Jorge Coelho, que era quem costumava tratar de BOYs e TACHOs».

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

António Costa apresenta candidatura... virtual

07 julho, 2007

Candidato socialista a Lisboa vai ter sede de campanha no Second Life e prepara diversas iniciativas para aquela rede social na Internet.

O candidato do PS à Câmara de Lisboa, António Costa, vai hoje inaugurar a sua sede de campanha no Second Life, um ambiente virtual e tridimensional que simula alguns aspectos da vida individual e social do ser humano.
De acordo com Bill Crash, programador informático da empresa que 'construiu' o espaço, esta é uma experiência da qual não se podem tirar demasiadas conclusões para o mundo real. «O Second Life tem alguns paralelismos com a realidade, mas é muito diferente. Por exemplo, no Second Life o primeiro-ministro de Portugal tem um diploma virtual...», esclareceu Crash.
Costa torna-se, desta forma, o primeiro político português no Second Life, mas está longe de ser, sequer, o primeiro candidato virtual à autarquia lisboeta, uma vez que se lhe anteciparam Manuel Monteiro e Garcia Pereira, que só são candidatos no seu próprio mundo pessoal. Costa também já não poderá ser o primeiro candidato invisível (Quartin Graça) nem o primeiro candidato ridículo (Gonçalo da Câmara Pereira e José Pinto Coelho).
Um responsável socialista revelou ainda, em exclusivo para o Jornal do Fundinho, que irá ser levado a cabo um programa de iniciativas no Second Life, nesta última semana de campanha eleitoral, com acções virtuais para resolver os problemas da capital. «Temos de nos ir habituando a esta coisa da virtualidade, uma vez que quando ganharmos a Câmara não contamos fazer virtualmente nada».

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Jornalista inglês libertado, preocupações viram-se para profissionais portugueses

04 julho, 2007

Correspondente da BBC que havia sido raptado por milícias palestinianas foi entregue pelos sequestradores. RSF preocupada agora com jornalistas portugueses.

O jornalista inglês Alan Johnston, mantido em cativeiro há quatro meses pelo grupo palestiniano Exército do Islão, foi hoje libertado e entregue a dirigentes do Hamas, movimento islâmico que vinha de há duas semanas a esta parte a negociar com os raptores.
Após este desenvolvimento, a única organização terrorista que mantém profissionais da comunicação debaixo do seu jugo passou a ser o Governo português, dada a recente aprovação, na Assembleia da República, do novo Estatuto dos Jornalistas.
Aliás, a associação internacional Repórteres sem Fronteiras (RSF) apelou já à imediata libertação dos milhares de jornalistas portugueses limitados na sua liberdade.
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, rebateu as críticas, em exclusivo para o Jornal do Fundinho: «Todos os jornalistas nacionais são absolutamente livres! Nomeadamente, livres de escreverem que o Governo português é óptimo e que o primeiro-ministro é engenheiro. Se quiserem também escrever que o Marques Mendes é um rodas-baixas idiota, também tenho a certeza que não vão ter problemas! Não vejo onde está a falta de liberdade!»

Etiquetas:

Pinto da Cruz | 3 comentário(s) |

P. Diddy deixou filhos de Diana emocionados

02 julho, 2007

Milhões de pessoas em todo o mundo viram concerto de homenagem à 'princesa do povo'.

Cerca de 63 mil pessoas prestaram homenagem à Princesa Diana, falecida há mais de dez anos, num concerto no Estádio de Wembley, em Londres. O espectáculo, organizado pelos seus filhos William e Harry, foi transmitido ao vivo para 140 países e para uma audiência global de 500 milhões de telespectadores.
Apesar de diversos artistas terem passado pelo palco - por exemplo, Elton John, Duran Duran ou Bryan Ferry -, o momento mais emocionante da noite pertenceu ao rapper P. Diddy, que interpretou um tema especialmente escrito para a ocasião. Em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, o príncipe William explicou o sentimento que tomou conta de milhões: «Em nenhum outro momento houve tanta gente a desejar que a minha mãe não tivesse morrido como quando o P. Diddy abriu a boca... É que se ela ainda fosse viva, ninguém teria sido obrigado a ouvi-lo!»

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

    Arquivo 2007: fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2008: janeiro | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2009: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2010: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2011: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2012: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2013: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2014: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2015: janeiro | fevereiro | março | abril


    2007-2013, Jornal do Fundinho. CC: Atribuição / Uso Não-Comercial / Vedada a Criação de Obras Derivadas.
    Diretor: Afonso Barata   Editor de Nacional: Castro Castanheira   Editor de Mundo: Pinto da Cruz   Editor de Economia: Eufémia Saraiva   Editor de Sociedade: Arnaldo Midões
    Editor de Artes+Media: Lucília Gralha   Editor de Desporto: Manuel Feijão   Editor de Fotografia: Eugénio Calhau   Cartoonista: Duarte Bexiga
    Canal do Fundinho: José Libório   Rádio do Fundinho: Odete Antunes