<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d6779334299592895871\x26blogName\x3dJornal+do+Fundinho\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dSILVER\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://jornaldofundinho.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://jornaldofundinho.blogspot.com/\x26vt\x3d3150722830504422747', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>







   





   

Sócrates marca Congresso ao anunciar que recebeu nova mensagem de Obama

28 fevereiro, 2009

Desta vez o presidente norte-americano enviou mail com fotos de bebés e gatinhos.

José Sócrates surpreendeu hoje os delegados ao XVI Congresso do PS, ao interromper os trabalhos para revelar que tinha sido destinatário de um «novo e forte sinal de amizade do presidente Obama». Pouco depois, em declarações exclusivas para o Jornal do Fundinho, esclareceu ter recebido durante a noite de ontem «um e-mail muito bonito, com fotos muito queridas de bebés e gatinhos, com uma emocionante banda-sonora com uma canção da Céline Dion». Questionado sobre se o Presidente da República teria recebido idêntica mensagem, Sócrates foi claro: «Acho que para ele o Obama mandou um daqueles mails-corrente a dizer que se não o reencaminhasse para 200 pessoas se engasgaria com uma fatia de bolo-rei».
O secretário-geral dos socialistas afirmou também ter entendido a mensagem do presidente dos EUA como um importante estímulo para os próximos tempos: «Aquelas fotografias tão cómicas e enternecedoras lembraram-me a importância de trabalharmos para libertar Portugal da crise. O meu objectivo é libertar Portugal! Foi isso mesmo que respondi a Barack Obama: My goal is to free Port... oh fuck!»
Sócrates revelou ainda que já fez reply ao mail do presidente norte-americano, enviando-lhe um powerpoint feito por si mesmo. «É uma apresentação com imagens que também puxam ao sentimento: fotografias a preto-e-branco do nosso cabeça-de-lista ás eleições europeias, Vital Moreira, a policiar jornalistas nos seus tempos do PCP... Nessa altura não havia campanhas negras na imprensa!», avançou.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Cientistas portugueses descobrem que cegueira adquirida pode ser evitada se não se espetarem garfos nos olhos

26 fevereiro, 2009

Estudo é uma esperança para vários milhões de pessoas.

Um grupo de investigadores da Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa acaba de anunciar uma descoberta que é um passo decisivo na compreensão de alguns dos mecanismos por detrás da cegueira adquirida. «Não querendo entrar em detalhes demasiado técnicos, o que os dados que recolhemos indicam é que se uma pessoa não espetar um garfo no seu globo ocular aumenta exponencialmente a probabilidade de não cegar», revelou, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, Ildebrando Lente, responsável pelo projecto, que adiantou ainda que «em todo o mundo há milhões de pessoas que sofrem de cegueira induzida por garfos espetados na vista, e só não sabemos um número exacto porque, em alguns países, o garfo de trinchar não é considerado para efeitos estatísticos».
Lente explicou ainda quais os passos seguintes da sua equipa: «Depois dos testes laboratoriais, vamos agora passar à fase de experimentação em animais. Na próxima semana devemos já receber um carregamento de palitos, que iremos depois espetar nos olhos dos ratos». As experiências em seres humanos devem ainda demorar cerca de um ano para arrancar, embora esteja já identificado um extenso grupo de voluntários. «Estive ontem em Alvalade a ver o Sporting-Bayern e encontrei mais de 30 mil pessoas que me disseram que preferiam ter um garfo espetado nos olhos a ter de ver o que se estava a passar», explicou o coordenador do estudo.
A equipa de cientistas portugueses pretende ainda aprofundar a investigação para descobrir se a inserção de talheres noutras zonas do corpo pode estar na origem de diversos tipos de problemas. «Pretendemos estudar a possibilidade de facas espetadas no escroto causarem incontinência e de colheres de chá enfiadas nos ouvidos provocarem um desejo incontrolável de adicionar mais açúcar ao café», revelou Ildebrando Lente.

Etiquetas:

Arnaldo Midões | 0 comentário(s) |

Sá Fernandes concorda com condenação de Névoa e diz que Costa foi muito mais subtil

23 fevereiro, 2009

Sócio da Bragaparques está contra o vereador do PS... desculpem, o vereador independente.

José Sá Fernandes considerou hoje «clara e exemplar» a condenação de Domingos Névoa, sócio-gerente da Bragaparques, por corrupção. O vereador lisboeta, que foi o alvo da tentativa de corrupção, ocorrida em 2006, considerou ainda positivo que os portugueses tenham ficado a saber «como é que determinadas pessoas agem para corromper outras».

Sá Fernandes festejou sentença com um compincha [foto E. Calhau]

Em exclusivo para o Jornal do Fundinho, Sá Fernandes explicou melhor as suas ideias: «É preciso que toda a gente perceba que estes tipos da Bragaparques são uns amadores comparados com o António Costa. Viram como é que ele fez para me levar à certa? Um pelourozito aqui, um reforço de poderes acolá... isto é que é classe a endrominar a malta! E, legalmente, ninguém pode dizer que seja corrupção!» Recorde-se que 'o Zé', que foi eleito como independente nas listas do Bloco de Esquerda, passou a integrar o executivo camarário durante a presidência de António Costa, que, ao que consta, nunca precisou de falar com Ricardo Sá Fernandes para levar o seu irmão a fazer o que ele queria.
No que ao processo Bragaparques diz respeito, e depois de ter sido hoje condenado a uma multa de 5000 Euros - pelo crime de corrupção activa para a prática de acto lícito -, Domingos Névoa saiu do tribunal declarando aos jornalista: «5000 Euros? Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah! Mais um bocado e ainda me pagavam para ser vigarista! Ah ah ah ah ah ah ah ah ah ah! O Sá Fernandes ainda fala do António Costa... aposto que ele lhe ficou bastante mais caro!»

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Sócrates teve de pagar 50 Euros por exemplar do Público

20 fevereiro, 2009

Diário nega qualquer perseguição ao primeiro-ministro.

José Sócrates foi hoje surpreendido quando, ao tentar comprar a última edição do Público, no seu quiosque habitual, lhe foram pedidos 50 Euros para poder levar consigo o jornal. O primeiro-ministro ainda tentou adquirir o diário em mais seis estabelecimentos, mas em todos lhe exigiram a mesma quantia.
O director do Público negou já, no entanto, qualquer intenção persecutória em relação a Sócrates. «Não é verdade que tenhamos alguma coisa contra esse suposto engenheiro que assina projectos de arquitectura que não são seus. Mas ele pode muito bem pagar 50 Euros pelo jornal, quanto mais não seja com o dinheiro que poupou com a falcatrua da compra do apartamento na Rua Brancaamp. Ou então com o dinheiro que meteu ao bolso com o Freeport. Mas nada nos move contra esse bandido que não deixou a Sonae comprar a PT», explicou José Manuel Fernandes, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
A Direcção do Público decidiu, entretanto, aumentar o preço do jornal para José Sócrates até aos 950 Euros, ao longo da próxima semana. O director justifica: «Isso tem uma razão de ser muito forte, que é o facto de irmos largar verdadeiras bombas nos próximos números, e por isso tratam-se de notícias muito mais importantes. Por exemplo, vamos revelar que, uma vez, o primeiro-ministro pediu uma caneta emprestada a um presidente de Câmara para tirar umas notas antes de discursar e nunca a devolveu. E ainda que, certa ocasião, num teste da 3.ª classe, emprestou a borracha a outro menino a troco de luvas: um chupa-chupa e três caramelos. Como pode ver, ninguém nos pode acusar de andarmos sempre a escrever sobre o Freeport, o caso da licenciatura, o apartamento em Lisboa ou os projectos dos edifícios na Guarda».
José Manuel Fernandes, reafirmando que nada move o Público contra José Sócrates, congratulou-se ainda pela contribuição que, na sua opinião, o jornal que dirige tem vindo a dar para a criação de um novo estilo jornalístico: «Durante muito tempo existiu o jornalismo de investigação que, no entanto, caiu em desuso. Nós recuperámos essa ideia antiga e estamos a contribuir para o surgimento de um novo modelo, o jornalismo de investigação às pinguinhas... o que é um nome com graça, porque é um jornalismo que, espremido, não dá nada».

Etiquetas: ,

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Grunho da conta Twitter de Pedro Duarte apagado

18 fevereiro, 2009

Debate "Prós & Contras" leva a episódio caricato.

O grunho machista da conta da rede social Twitter de Pedro Duarte terá sido invadido, depois de se ter manifestado na segunda-feira durante o debate do programa "Prós & Contras" da RTP. O referido grunho foi hoje apagado, mas a conta Twitter do deputado do PSD garante que o mesmo aconteceu à sua revelia. «A minha password era bastante fraquinha e alguém entrou em mim e acabou com os vestígios do meu grunho... Eu sabia que devia ter uma senha melhor do que 'doqueasmulherestodasprecisamédepeso'», afirmou a conta de Pedro Duarte, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
@pedroduarte referiu ainda que, apesar deste episódio, não vai desistir de utilizar as novas tecnologias: «Tenho de perceber melhor o que está em causa, mas estas novas formas de comunicação são muito importantes para nos tornarem mais próximos de contas de outros gajos que também acham que as mulheres não têm nada que estar em programas de televisão e devem mas é ir todas para a cozinha».
Já o vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata não quis comentar o episódio, dizendo que o mesmo diz apenas respeito «à minha conta no Twitter e ao seu grunho». Pedro Duarte defendeu, ainda assim, que uma discussão deste género por causa de um debate sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo «é uma mariquice».
O Twitter é uma rede social em que os utilizadores podem emitir comentários, com o tamanho máximo de 140 caracteres, que podem ser lidos por qualquer pessoa. Apresenta a vantagem de que, quando um dos seus utilizadores faz porcaria, pode sempre apagar a conta e dizer que foi um bandido qualquer que lhe roubou os dados pessoais. Nas últimas semanas, muitos jornalistas portugueses aderiram a esta rede e fizerem diversas peças e artigos em que tentavam convencer o público de que tinham sido eles a inventar a coisa.

Etiquetas:

Lucília Gralha | 1 comentário(s) |

Dias Loureiro diz também não se lembrar de onde guardou o dinheiro

14 fevereiro, 2009

Notícias indicam possível mentira no Parlamento, ex-governante não está preocupado.

Depois de ter hoje afirmado que não se lembra de ter assinado os documentos para uma compra de duas empresas tecnológicas em Porto Rico, no âmbito das suas funções na sociedade que detinha o BPN, Dias Loureiro admitiu que também não se lembra de qual o local onde guardou o dinheiro que ganhou com as falcatruas em que participou naquele período. «Agora é que estou lixado! Já dei voltas e mais voltas à cabeça e não faço ideia onde é que meti o raio dos sacos com as notas!», afirmou o empresário, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho.
Segundo o semanário Expresso, o ex-ministro mentiu na Comissão de Inquérito ao caso BPN, ao afirmar que desconhecia a existência do Excellence Assets Fund, mas Dias Loureiro não acha que esta suspeita constitua um impedimento à sua continuidade no cargo de conselheiro de Estado: «Não vejo porquê... Você não vai falar disso, pois não? Olhe que eu posso pagar-lhe bom dinheiro para você não dizer nada. É só eu encontrar os sacos...»
Manuel Dias Loureiro deu entretanto entrada numa clínica para doentes de Alzheimer, tendo indicado que as suas despesas serão suportadas pelos proveitos das suas actividades duvidosas junto de várias empresas. «Felizmente ainda consigo recordar-me de onde escondi algum do dinheiro que ganhei... Não é muito, mas deve dar para pelo menos 234 785 671 986 dias de internamento...», concluiu.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

SIC estreia série sobre a vida governativa de Zézé Camarinha

13 fevereiro, 2009

Ficção baseia-se em factos históricos relacionados com a passagem do playboy por cargos de alta importância.

Uma das facetas menos conhecidas do homem que engata inglesas de meia-idade no Algarve há décadas vai ser revelada na SIC, através de uma minissérie de 180 minutos. A vida governativa de Zézé Camarinha vai estar no centro da nova aposta da estação de Carnaxide para o horário nobre, que será exibida no próximo fim-de-semana.
De Camarinha conhecem-se já as frases de engate, o 'algarvio' com sotaque inglês, as tácticas para sacar bifas, mas agora os portugueses poderão também ficar a saber das reuniões do Conselho de Ministros, da solidão do poder, da exigência das grandes decisões que moldam o futuro do país e do mundo.
"A Vida Governativa de Zézé" revela as diferentes personalidades políticas que passaram pela vida do protagonista nas funções que exerceu enquanto primeiro-ministro, Presidente da República e, a nível internacional, secretário-geral da ONU. Pelo ecrã desfilarão nomes como os de Mário Soares, Álvaro Cunhal, Sá Carneiro, Lucas Pires, Maria de Lurdes Pintassilgo - a sua grande paixão ideológica -, Kurt Waldheim, Pérez de Cuéllar, Boutros-Ghali e Kofi Annan. Mas enquanto o relato dos seus altos contactos políticos prossegue, na trama vão aparecendo outros protagonistas importantes, na maioria velhas conquistas: Karen Smith, Patricia Haynes, Candy Bell ou Alison Evans.

Diogo Morgado encarna Camarinha [foto E. Calhau]

Nuno Santos espera que a série possa causar o mesmo impacto que o anteriormente exibido "A Vida Privada de Salazar", considerando-a um importante trunfo na guerra das audiências. «A produção é de um rigor impressionante, por exemplo a nível de caracterização: a forma como o bigode do Zézé vai envelhecendo, da meia-dúzia de pêlos aos 7 anos para aquela linha bem aparada dos nossos dias, passando pelo tufo dos anos 80, é de um primor assinalável. Ah e a Soraia Chaves aparece com as mamas à mostra», explicou o director de Programas da SIC, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
"A Vida Governativa de Zezé" conta com Diogo Morgado no papel do playboy, bem como em todos os outros papéis, num fabuloso trabalho de representação que o vê passear com extraordinária leveza entre o sotaque beirão de um Barack Obama e a pronúncia lisboeta de um Pinto da Costa (um qualquer, que eles são os dois iguais se tirarmos a barba).

Etiquetas:

Lucília Gralha | 0 comentário(s) |

Mais um roubo numa estação de serviço, desta vez em Aljustrel

10 fevereiro, 2009

Onda de crime não pára: um bocado de lombo de porco com três dias chega a custar 10 Euros.

A estação de serviço de Aljustrel na A2 foi esta madrugada o local de mais um roubo, quando um camionista pagou 7,5 Euros por uma sande de fiambre e alface e 6 Euros por uma lata de Super Bock. Esta é a mesma estação em que, ainda no início da semana, uma septuagenária havia desembolsado 12 Euros por uma salada de queijo fresco.
O camionista hoje roubado terá garantido às autoridades que foi um assalto de surpresa, uma vez que a tabela de preços terá sido escondida atrás de um vaso com uma planta. Dois clientes da estação de serviço de Aljustrel garantiram ainda que o assalto foi levado a cabo por uma empregada com sotaque do Leste da Europa. «É uma vergonha, deixam entrar aqui estes emigras e depois admiram-se que a insegurança aumente», afirmou um deles, que era preto.
De acordo com a GNR, este tipo de roubalheira tem vindo a aumentar nos últimos tempos. «É uma situação que nos preocupa e que poderá obrigar a um plano de acção específico. Mas estamos atentos ao estaçãodeserviçojacking», revelou, em rigoroso exclusivo para o Jornal do Fundinho, Mariano Cavalo, porta-voz da corporação.
Num alerta para a população, a GNR lançou um aviso sugerindo que os portugueses evitem comer ou beber em estações de serviço, optando, sempre que possível por levar qualquer coisa na marmita. Caso seja de todo impossível evitar consumir nestes locais, a força de segurança desaconselha as sandes de leitão e os pastéis de nata.

Etiquetas:

Arnaldo Midões | 0 comentário(s) |

Marcelo luta por direito de Ferreira Leite à eutanásia política

09 fevereiro, 2009

Posição do ex-líder do PSD está já a encontrar forte oposição.

No dia em que morreu Eluana Englaro, a mulher italiana que se encontrava em coma há 17 anos, Marcelo Rebelo de Sousa lançou hoje um apelo para que lhe seja permitido eutanasiar politicamente Manuela Ferreira Leite. «Bom, ela já está em estado vegetativo há largos meses. Acabar com o seu sofrimento é um acto de humanidade», defendeu Rebelo de Sousa, em exclusivo para o Jornal do Fundinho.
O comentador diz querer ajudar a líder do PSD a «enfrentar o fim com dignidade», estando disposto a enfrentar qualquer pessoa que se oponha a que se desligue a máquina partidária que mantém Ferreira Leite viva: «Não há Pacheco Pereira que me meta medo!»
Contra as intenções de Marcelo Rebelo de Sousa manifestou-se entretanto o conhecido comentador desportivo e obscuro advogado Dias Ferreira, irmão da paciente. «A minha mana tem todas as condições para ser manter na presidência do partido... pelo menos, tantas condições como o Fernando Seara ou eu temos para comentar jogos de futebol», defendeu.
A polémica ficou, entretanto, definitivamente lançada, com o Governo a aprovar um decreto-lei que proibiu a suspensão da alimentação artificial da credibilidade de Ferreira Leite. O ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, explicou já esta posição do Executivo socialista: «Adoro malhar na oposição... menos naquela que já está morta e que nos garante a maioria absoluta».
Manuela Ferreira Leite encontra-se em coma vegetativo praticamente desde que assumiu a liderança social-democrata, em Maio de 2008, um estado que tem vindo a agravar-se na sequência de uma impressionante sucessão de acidentes retóricos e despistes ideológicos.

Etiquetas:

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

Forças ocultas negam envolvimento em campanha contra Sócrates

01 fevereiro, 2009

Primeiro-ministro reconhece que se enganou e diz que a culpa é, afinal, de outro tipo de força.

Depois de, na passada semana, José Sócrates ter afirmado que as notícias que o envolvem no caso Freeport fazem parte de «uma campanha negra» levada a cabo por «forças ocultas», hoje foi a vez de Linda Reis, o Professor Herrero, Alexandrino e Sô Zé negaram qualquer relação com o caso. Em exclusivo para o Jornal do Fundinho, os quatro espiritualistas agradeceram, no entanto, as palavras do primeiro-ministro. «Estamos muito gratos ao Sócrates... Desde o Herman que ninguém fazia tanto por nós e pela nossa popularidade», afirmou o Professor Herrero, no que foi secundado por Linda Reis: «É verdade, isto foi óptimo para a nossa propriedade».
Ainda assim, todos estes quatro membros das forças ocultas consideraram absurda a hipótese de um envolvimento em qualquer plano para prejudicar José Sócrates. «O único político português que eu já tramei foi o Sá Carneiro, e não foi cá com cabeças de alho nem tripas de boi», revelou Sô Zé. Também Alexandrino negou veementemente qualquer intenção de lesar o primeiro-ministro: «Eu até estou disposto a ajudá-lo: pego no tio dele e transformo-o numa barra de ferro, para ele espancar os jornalistas!»
O primeiro-ministro reagiu já às declarações das forças ocultas, reafirmando a existência de uma campanha contra si, mas admitindo ter-se enganado quanto à origem das mesmas. «Reconheço que referi indevidamente as forças ocultas, por que na verdade é o Lado Negro da Força que me quer prejudicar. Mas eu estou pronto para resistir à ignomínia de Darth Vader», garantiu Sócrates.

Etiquetas: ,

Castro Castanheira | 0 comentário(s) |

    Arquivo 2007: fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2008: janeiro | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2009: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2010: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2011: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2012: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2013: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2014: janeiro | fevereiro | março | abril | maio | junho | julho | agosto | setembro | outubro | novembro | dezembro
    Arquivo 2015: janeiro | fevereiro | março | abril


    2007-2013, Jornal do Fundinho. CC: Atribuição / Uso Não-Comercial / Vedada a Criação de Obras Derivadas.
    Diretor: Afonso Barata   Editor de Nacional: Castro Castanheira   Editor de Mundo: Pinto da Cruz   Editor de Economia: Eufémia Saraiva   Editor de Sociedade: Arnaldo Midões
    Editor de Artes+Media: Lucília Gralha   Editor de Desporto: Manuel Feijão   Editor de Fotografia: Eugénio Calhau   Cartoonista: Duarte Bexiga
    Canal do Fundinho: José Libório   Rádio do Fundinho: Odete Antunes